Matéria

Os pesquisadores do INERGE Marco Aurélio de Oliveira Schroeder e Rodolfo Antônio Ribeiro de Moura, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEPEL) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), estão ministrando a disciplina “Lightning Induced Voltages on Distribution Systems” neste primeiro semestre de 2024. A disciplina, que é ministrada 100% em inglês, conta com a colaboração dos professores Daniele Mestriner, Massimo Brignone e Martino Nicora, todos da University of Genova – Department of Naval, Electric and ICT Engineering (DITEN).

A disciplina está aberta a alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, incluindo um aluno de doutorado da UNICAMP. Alunos da graduação do Curso de Engenharia Elétrica da UFSJ que possuem proficiência em inglês também podem se matricular, aproveitando a disciplina como optativa/eletiva em seus cursos de graduação ou para futura utilização caso tenham interesse em ingressar no mestrado no PPGEL/UFSJ.

O curso analisa os danos que podem ocorrer nos sistemas de distribuição devido a descargas atmosféricas (vulgarmente denominadas de “raios”), com foco nas faltas relacionadas à queda de raios nas proximidades das linhas de distribuição. Os conteúdos das aulas incluem descrição dos fenômenos atmosféricos, cálculo dos campos eletromagnéticos gerados pelas descargas atmosféricas, interação descarga atmosférica-linha, tensões induzidas pelos campos eletromagnéticos, suportabilidade das cadeias de isoladores, efeitos do solo, e instalação de para-raios em paralelo com as cadeias de isoladores.

Não perca essa oportunidade única de aprender com especialistas de renome na área! Venha fazer parte dessa experiência enriquecedora e inovadora na UFSJ!

Leia Também