É com grande satisfação que o Instituto Nacional de Energia Elétrica (INERGE) anuncia a aprovação da carta-patente nacional para o pedido BR102013027035-0, intitulado “Conversores CC-CC Reversíveis em Corrente e Tensão”. Esta patente foi emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) no dia 14 de janeiro de 2025.
A concessão de patente é o sonho de todo inventor ou financiador de uma invenção e o único órgão competente por conceder as cartas-patente no Brasil é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
O depósito inicial da patente foi realizado em 21 de outubro de 2013 e é fruto da dissertação de mestrado de José Carlos da Silva Jr., egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL – Associação ampla entre UFSJ e CEFET-MG), que contou com o apoio do INERGE. O trabalho foi orientado pelos professores Fernando Lessa Tofoli (UFSJ) e Juan Paulo Robles Balestero (IFSP).
Este projeto de pesquisa, intitulado “Acionamento de Motores CC Empregando Um Conversor CC-CC Baseado na Célula de Comutação de Três Estados” (Processo APQ-00259-11), foi contemplado no Edital Universal FAPEMIG 01-2011, recebendo um aporte financeiro de R$ 15.561,00.
A dissertação resultante abordou a concepção de conversores CC-CC não isolados baseados na célula de três estados com fluxo bidirecional de potência, que possuem ampla aplicação no controle de velocidade de motores CC e no carregamento/descarregamento de bancos de baterias.
Segundo o Chefe do Setor de Inovação e Propriedade Intelectual, Sr. Antônio Henrique Polastri Rodrigues, este foi o primeiro pedido de patente depositado por um docente do Departamento de Engenharia Elétrica (DEPEL) da UFSJ.
O Instituto Nacional de Energia Elétrica (INERGE), que apoiou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL), sente-se honrado com esta conquista e por viver junto a realização deste sonho, que demonstra o nível de excelência e inovação de nossos pesquisadores.