Temos o prazer de anunciar mais uma colaboração internacional conduzida pelo pesquisador do INERGE, Joel D. Melo, da Universidade Federal do ABC. Em parceria com Caitlin Gusk, da The University of Maine (UMaine), EUA, e Reinaldo Tonkoski, da Technische Universität München (TUM), DE, juntos eles desenvolveram o artigo científico intitulado Analysis of Financial Penalties for Low Power Factor in Distribution Systems With High Penetration of Photovoltaics.
O trabalho também contou com a valiosa participação dos pesquisadores Darlene J. Dullius e Victor Gabriel Borges (UFABC), e Renzo Vargas (USP).
Resumo: Vários países têm incentivado a instalação de sistemas fotovoltaicos (PV) em áreas urbanas para contribuir para os objetivos de descarbonização do sistema de energia elétrica. Ao mesmo tempo, os consumidores têm adotado sistemas fotovoltaicos para reduzir suas contas de eletricidade. Embora os inversores fotovoltaicos que seguem a rede compensem a procura de energia ativa, podem diminuir o fator de potência no ponto de interconexão com a rede, levando a penalizações financeiras impostas pelas empresas de distribuição. Além disso, os serviços públicos devem manter os valores do fator de potência acima de um limiar predefinido para manter níveis aceitáveis de perdas de energia no nível da transmissão. Este documento analisa esquemas de penalização de baixo fator de potência para empresas de distribuição e consumidores com sistemas fotovoltaicos.
O estudo de caso considera as penalidades financeiras numa cidade da região metropolitana de São Paulo, Brasil, com vários níveis de penetração fotovoltaica no sistema de distribuição. Esta análise tem como objetivo ajudar as agências reguladoras a avaliar esquemas de penalidades para reduzir as perdas elétricas no sistema de distribuição.
Um trabalho como este, envolvendo diversas instituições, ressalta mais uma vez a força da pesquisa realizada dentro do nosso INCT.
Link para ver o artigo completo:
https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/10746468