A Escola de Engenharia de Juiz de Fora foi fundada em 17 de agosto de 1914 e a partir de 23 de dezembro de 1960 passou a integrar a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 1998, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica iniciou suas atividades com a criação, em agosto de 1998, do curso de Mestrado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Energia Elétrica e Sistemas Eletrônicos. O curso de Doutorado em Engenharia Elétrica, aprovado pela CAPES, teve início em março de 2009.
Até o ano de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF originou 311 dissertações de mestrado e 70 teses de doutorado defendidas e inúmeros trabalhos científicos publicados em relevantes periódicos nacionais e internacionais, bem como apresentações em importantes congressos acadêmicos e profissionais.
A Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica tem buscado uma evolução constante na excelência da educação e pesquisa científica e tecnológica na formação de seus alunos e no desenvolvimento de projetos em parceria com empresas estatais e privadas. Uma das principais características da faculdade de Engenharia da UFJF é o de proporcionar aos estudantes de graduação e de pós-graduação um ensino de qualidade, por meio de tecnologias modernas e professores atualizados e comprometidos com a humanização, a ética e a responsabilidade social. Como consequência, na última avaliação trienal da CAPES, ocorrida em 2017, os indicativos de melhoria do desempenho do programa foram evidentes, levando o Programa à obtenção do conceito 5 e a ser considerado pela CAPES como consolidado.