Centro de Integração de Recursos Energéticos Distribuídos

Apresentamos o projeto do Centro de Integração de Recursos Energéticos Distribuídos (CiRED), vinculado ao INCT de Energia Elétrica (INERGE), com sede na UFJF. O CiRED busca expandir e integrar laboratórios de pesquisa para fornecer uma infraestrutura flexível e multiusuária na área de transição energética. Coordenação pelo INERGE garante caráter multiusuário e supra-institucional, permitindo que pesquisadores internos e externos à UFJF utilizem essa infraestrutura para estudos e desenvolvimento de tecnologia na integração de recursos energéticos distribuídos.

Infraestrutura

LiRED

Este laboratório será composto por simuladores de redes elétricas digitais (RTDS, Typhoon, dSPACE), emuladores de geração renovável (solar, eólico), elementos armazenadores de energia (baterias, células de hidrogênio), interfaces de eletrônica de potência e sistemas de monitoramento e processamento de sinais. Este laboratório nascerá da integração e expansão de laboratório já existentes na rede INERGE de laboratórios, com destaque para o LABSIM (Laboratório de Simulação Multiplataforma), LABSOLAR, NAEP (Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência) e Bat2grid. A partir da integração e expansão destes laboratórios será possível simular praticamente qualquer cenário de rede moderna com REDs, e assim obter resultados que demonstrem como os sistemas e controles funcionarão em um ambiente realista. O LiRED poderá ajudar as empresas e fornecedores de serviços públicos a atender às expectativas dos clientes em termos de confiabilidade, qualidade de energia, uso de energia renovável, segurança de dados e resiliência a desastres naturais e outras ameaças, permitindo assim desenvolver um profundo conhecimento em toda a cadeia de valor para integração dos recursos distribuídos e renováveis, desde o design do dispositivo até a análise de impacto em todo o país. Com a infraestrutura do LiRED será possível oferecer serviços de pré-certificação, conformidade e testes de equipamentos e produtos utilizados no processo de integração dos recursos energéticos renováveis.

Bat2grid

A Rede Mineira de  pesquisa e desenvolvimento em sistemas de armazenamento de energia por bateriasÉ um projeto em fase de implantação na UFJF. Esta estrutura foi financiada pela FAPEMIG, sendo concebida como rede multiusuária. Esta estrutura permite realizar testes Os equipamentos adquiridos serão integrados   ao CiRED, contribuindo de forma direta para a flexibilidade e complexidade da rede CiRED.

LABSIM

 É o laboratório multiusuário de simulação multiplataformas. Sua infraestrutura de pesquisa conta com o simulador RTDS (Real Time Digital Simulator), cluster de computadores, amplificadores de corrente e de tensão para conexão de Hardware-In-the-Loop (HIL), Merging Units (MU), Unidade de Medição Fasorial e relés de proteção. Esta infraestrutura já permite simular redes elétricas de baixa complexidade e testar alguns equipamentos utilizando a metodologia HIL. Grande parte dos novos equipamentos serão utilizados para expandir a capacidade do LABSIM para que ele possa realizar testes mais complexos de integração de recursos renováveis.

pnipe.mcti.gov.br

LabSolar 

É um laboratório onde se desenvolve pesquisas relacionadas à geração de energia solar. O Labsolar é composto por painéis solares que conjuntamente são capazes de gerar 30 kWp. Além disso, o laboratório dá suporte para o desenvolvimento e teste de novas topologias e controles de conversores de energia elétrica. Este laboratório será integrado ao CiRED, como um elemento “vivo” do sistema de integração de recursos renováveis.

pnipe.mcti.gov.br

NIPS 

Éum laboratório onde são realizadas pesquisas na área de processamento de sinais aplicado a sistemas de potência.  Dentre os principais equipamentos fontes de geração de harmônicos, sistemas de aquisição e processamento de dados do tipo dSPACE e ferramentas para o desenvolvimento de protótipos em FPGA e Microprocessadores. Neste laboratório serão investidos novos equipamentos que ampliaram a capacidade de desenvolvimento de sistemas de monitoramento e processamento. Estes novos recursos serão diretamente alocados ao CiRED para desenvolvimento de sistemas de aquisição e processamento de dados, bem como para a montagem de bancada para certificar equipamentos do tipo PMU.

pnipe.mcti.gov.br

LSCNM – Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais.

Localizado no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Centro de Estudo de Materiais, Grupo NANO, o laboratório possui a seguinte infraestrutura de pesquisa: sistemas CVD para crescimento de nanomateriais; microscópio Optica invertido Zeiss, Monocromadores e detectores para montagens opticas e fornos eletrônico. Especializado em crescimento de Nanotubos de Carbono e materias 2D como o grafeno.

Um laboratório de 40m2 e é subdividido em 2 salas: (i) Sala de Crescimento de amostras e (ii) Sala de caracterização de amostras.

pnipe.mcti.gov.br

LMME – Laboratório Multiusuário de Microscopia Eletrônica

Laboratório multiusuário especializado em microscopia eletrônica (MEV e MET) e de ponta (AFM). Localizado no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Centro de Estudo de Materiais, Grupo NANO. Seu parque laboratorial conta com os seguintes equipamentos: Microscópio Eletrônico de Varredura Quanta 250 FEI com modo ambiental especificado para análises de materiais biológicos ou que necessitem de baixa resolução, Microscópio Eletrônico de Transmissão Spirit Bio Twin FEI com tomografia e Microscópio de Força Atômica Parker NX10 com módulos para aquisição de forças elétricas, magnéticas, de atrito, condutividade local, função trabalho e medidas em meios líquidos. O laboratório conta com equipe técnica especializada para operação e atendimento externo. Neste projeto está sendo solicitado um Microscópio Eletrônico de Varredura de alta resolução que permitirá o estudo da nanoestrutura dos materiais que os compõem, bem como da análise do perfil dos dispositivos, o que possibilitará estudar a difusão dos materiais ao longo dos filmes finos que formam as células solares.

Um laboratório de 40m2 e é subdividido em 3 salas: (i) Sala do MET e (ii) Sala do MEV e (iii) Sala do AFM e técnica.

pnipe.mcti.gov.br

LITel – Laboratório de Instrumentação e Telemetria.

 Destinado a atender projetos de pesquisa na área de Instrumentação, projetos de P&D e pós-graduação. O LITel possui microscópio de alta resolução, câmera térmica, impressoras 3D, analisadores de espectro óptico, Braggmeter, máquina para fabricação dos sensores a fibra, máquinas de fusão em fibra, medidores de potência óptica, entre outros. O LITel vem trabalhando na área de energias renováveis e temas correlatos e contribuirá com o projeto CiRED no desenvolvimento de sensores ópticos para o sensoriamento da rede elétrica.

pnipe.mcti.gov.br

O GRin (grupo de robótica inteligente).

É um grupo de pesquisa estabelecido com diversos projetos e soluções inovadoras para o setor elétrico. …. os possíveis cenários. A infraestrutura adquirida nesta proposta permitirá ao GRin desenvolver uma rede 5G privado móvel que, além do estudo acadêmico e prático da personalização do core de comunicação com a implementação de diversas rotinas de segurança, otimização e políticas de prioridade entre dispositivos diferentes  focadas para os diversos cenários que as fontes renováveis de energia se apresentam, mas também o teste e validação destes estudos em ambientes reais  para avançar significativamente o desenvolvimento tecnológico dentro do setor elétrico.

pnipe.mcti.gov.br

O laboratório do NAEP (Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência)

Atende a atividades de pós-graduação e iniciação científica em Engenharia Elétrica com foco em temas de sistemas de automação e sistemas envolvendo eletrônica de potência dentro da área de Sistemas Eletrônicos. O NAEP possui osciloscópios, sondas de tensão e corrente, conversores de potência, simuladores de carga, sistemas de prototipagem funcional dSPACE, entre outros. A expansão do seu espaço físico dará origem ao LiRED e os novos equipamentos serão utilizados diretamente para a criação deste.

pnipe.mcti.gov.br

O Laboratório de Comunicações (LCom) 

Dispõe dos seguintes equipamentos possui uma infraestrutura de pesquisa com vários equipamentos (analisador lógicos, analisadores vetoriais de rede, analisador de impedância de elevada precisão, analisador EMC/EMI, osciloscópios digitais de alto desempenho, placas de aquisição e geração de sinais entre 0 e 500 MHz; geradores vetoriais de sinais, gerador UWB de sinais, amplificadores de sinais; geradores elétricos, analisador de tráfego da camada 2 até a camada 7), entre outros. O LCom destaca-se no desenvolvimento de sistemas PLC (Power Line Communication) de  banda larga para redes de baixa tensão e externas que atinge taxas de até 450 Mbps.

pnipe.mcti.gov.br

LEO – Laboratório de Eletrônica Orgânica

Localizado no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Centro de Estudo de Materiais, Grupo NANO. Responsável pela produção, a caracterização e a utilização de dispositivos orgânicos, baseados em polímeros e sistemas moleculares em geral, sejam eles emissores de luz (como os OLEDs e os PLEDs), Células Fotovoltaicas (OPVs), sensores ou outros dispositivos eletrônicos baseados em moléculas orgânicas. Dentre as atividades desenvolvidas no LEO, destacamos: a deposição de filmes finos, a determinação das características físicas dos filmes finos depositados (espessura, rugosidade, morfologia e etc), a determinação das características ópticas dos filmes depositados (absorbância, transmitância, modos vibracionais e etc), e a determinação das características eletro-ópticas dos dispositivos fabricados (característica JxV, luminância, potência luminosa, eficiência e etc). 

Um laboratório de 80m2 e é subdividido em três salas: (i) Sala de Preparo de amostras, (ii) Sala de caracterização de amostras e dispositivos e (iii) Sala de deposição.

pnipe.mcti.gov.br

Agenda de equipamentos

maio 2024

seg ter qua qui sex sáb dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31