LCom – Laboratório de Comunicações

O Laboratório de Comunicações (LCom) é laboratório financiado e vinculado ao INERGE. O LCom ocupa uma área de 70 metros quadrados, a qual  é dedicada para P&D na área de telecomunicações para redes inteligentes e sistemas embarcados. O LCom foi construído para atender cerca de 22 pesquisadores.
Para pesquisas e desenvolvimentos de protótipos na área de telecomunicações, o LCOM dispõe dos seguintes equipamentos: analisador lógicos de até 104 canais; analisadores vetoriais de rede de bancada e portátil; analisador de impedância de elevada precisão; analisador EMC/EMI; osciloscópios digitais de alto desempenho; placas de aquisição e geração de sinais entre 0 e 500 MHz; geradores vetoriais de sinais; gerador UWB de sinais; PCs de elevado desempenho; placas de desenvolvimento baseadas em FPGA; amplificadores de sinais; geradores elétricos; PCs industriais; osciladores atômicos; analisador de tráfego da camada 2 até a camada 7, fontes de tensão, software ADS;  duas bancadas para desenvolvimento de equipamentos eletro-eletrônicos e de telecomunicações, etc.

Atualmente, existem 21 pesquisadores (professores, professor visitante, doutorandos, mestrandos e graduandos) desenvolvendo pesquisas  na área de power line communication (PLC).

No LCom destaca-se o desenvolvimento de um sistema PLC banda larga para redes de baixa tensão e externas que atinge taxas de até 450 Mbps, o qual é baseado nas características da rede de energia elétrica brasileiras. Esse projeto, finalizado em dezembro de 2013 é único no Hemisfério Sul e permitiu o LCom se destacar no cenário internacional.

Infraestrutura

O Laboratório de Comunicações (LCOM) está situado na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Abrangendo uma área de aproximadamente 90 metros quadrados, o LCOM está equipado com estações de trabalho tanto para pesquisadores quanto para desenvolvimento de protótipos. Suas instalações são bem equipadas e contam com uma gama diversificada de instrumentos que vão desde equipamentos para geração, aquisição e análise de sinais até uma câmara anecóica projetada para testes de compatibilidade eletromagnética. Especialmente notável é a presença de rádios definidos por software de última geração, possibilitando o desenvolvimento de protótipos em uma variedade de sistemas de comunicação, abrangendo também funcionalidades de radar e posicionamento. Em essência, o LCOM oferece uma infraestrutura robusta que suporta modelagem, prototipagem e benchmarking de redes IoT cobrindo frequências de até 6 GHz.

 

Equipe

Luís Guilherme da Silva Costa

Responsável técnico

Mateus de Lima Filomeno

Responsável técnico

Túlio Fernandes Moreira

Responsável Técnico

Agenda de equipamentos

Os agendamentos serão realizados via preenchimento de formulário: Formulário de agendamento

Para melhor visualização da agenda clique no link: Agenda

abril 2024

seg ter qua qui sex sáb dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30