Notícia

Recentemente, o Pesquisador do INERGE Allan Cupertino, em colaboração com três professores Erick Brito (UFV), Heverton Pereira (UFV) e Ariya Sangwongwanich (AAU) e o doutorando da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), João Marcus Soares Callegari, realizou uma cooperação acadêmica com a Aalborg University, na Dinamarca!

O trabalho conjunto resultou na produção de um capítulo no livro “Converters and Machine Drives” (2ª edição), publicado pela editora IET. Esse livro é uma referência na área de conversores e acionamentos elétricos, e a contribuição desses pesquisadores enriquece o conhecimento nesse campo.

A obra aborda a confiabilidade dos sistemas eletrônicos de potência. Ele introduz conceitos básicos e métricas de confiabilidade, além de explorar abordagens modernas como Física da Falha e Design para Confiabilidade. O procedimento para calcular a vida útil de semicondutores de potência e capacitores também é detalhado. Com esse conhecimento, é possível avaliar a confiabilidade do sistema com base na associação dos componentes no diagrama de blocos de confiabilidade.

O pesquisador do Instituto Allan é um profissional altamente qualificado na área de Energia Elétrica. Aqui está um breve resumo de sua trajetória:

  • Graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2013, concluiu o mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2015. Em 2019, obteve o doutorado em Engenharia Elétrica pela UFMG e realizou um período de intercâmbio na Aalborg University, na Dinamarca.
  • Atuou como especialista e gerente, e atualmente é Coordenador da Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência (GESEP-UFV).
  • Sua pesquisa concentra-se na área de Eletrônica de Potência, com ênfase em Energia Solar Fotovoltaica e Conversores Modulares Multinível.
  • Desde 2023, é professor do Departamento de Energia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • É membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP), Sociedade Brasileira de Automática (SBA), IEEE PES, IEEE PELS e IEEE IAS1.

 

Acesse o link: https://digital-library.theiet.org/content/books/10.1049/pbpo241f_ch14

Leia Também