Notícia

O INERGE tem o orgulho de anunciar a publicação do artigo científico intitulado “Transmission expansion planning based on Pareto dominance considering load variation and wind power”, uma iniciativa entre os membros do INERGE da UFJF e UFSJ.

Este estudo pioneiro, liderado pelo doutorando Felipe Laure Miranda sob a orientação do Prof. Leonardo Willer de Oliveira e coorientação do Prof. Edimar José de Oliveira da UFJF, em parceria com o Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno da UFSJ, explora as complexidades do planejamento da expansão da transmissão multiobjetivo (TEP). O foco é o impacto das incertezas relacionadas à demanda de carga e à integração de fontes de energia renováveis, como a eólica, no sistema de transmissão.

A pesquisa propõe uma abordagem multiobjetivo baseada na dominância de Pareto para resolver o TEP com incertezas, equilibrando o custo de investimento com a confiabilidade e a integração de energia eólica. Utilizando um algoritmo de lobo cinzento multiobjetivo e uma estratégia de trade-off com uma abordagem satisfatória fuzzy, a metodologia é testada em um sistema IEEE 24-barras modificado e em uma rede brasileira prática, demonstrando a eficácia em encontrar soluções viáveis e realistas.

Este trabalho não apenas reforça a importância do INERGE para as universidades envolvidas, mas também destaca o compromisso contínuo com a inovação e a pesquisa aplicada. Com incentivos e bolsas para estudantes de IC, mestrado, doutorado e pós-doutorado, o INERGE continua a impulsionar o avanço científico e tecnológico.

Para mais informações sobre este artigo, visite o site. 

Link: https://doi.org/10.1007/s00202-024-02403-x

 

Sobre os autores:

Felipe Laure Miranda

Doutorando em Engenharia Elétrica (Sistemas de Energia) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Graduação em Engenharia Elétrica (2016) pela Universidade Federal de São João del Rei, Mestrado (2018) pela Universidade Federal de São João del Rei e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência. Tem interesse nos seguintes temas: Sistemas Elétricos de Potência, Análise de Confiabilidade, Planejamento de Sistemas, Métodos de Otimização Bioinspirada, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas e Eletrônica. Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Paracatu, em regime de Dedicação Exclusiva.

Prof. Leonardo Willer de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ / COPPE) (2009). Atualmente, é docente do magistério superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Classe Associado Nível 3, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, operação, confiabilidade, estimação de estados, otimização e inteligência artificial. 

Prof. Edimar José de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1998) e Pós-Doutorado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores ? Porto/Portugal (2012). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, Pesquisador em Produtividade do CNPq/1D e Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF de janeiro de 2005 a dezembro de 2010. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Planejamento da operação e expansão de sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, considerando incertezas relacionadas às cargas e geração distribuída. Coordena o grupo de Otimização cadastrado no CNPq (GOPT) que conta com a participação de vários pesquisadores e orientandos de graduação e Pós-graduação, com pesquisas também na área de otimização para aplicação em robótica.

Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno

Erivelton Nepomuceno é Professor Associado na UFSJ e líder do Grupo de Controle e Modelagem (GCOM). Ele foi pesquisador visitante no Instituto Tecnológico de Aeronáutica no Brasil (2005), Imperial College London (2013/14), Universidade Técnica Estatal de São Petersburgo na Rússia (2019) e City University of London (2020/21). Erivelton é Membro Sênior do IEEE e o presidente eleito do Comitê Técnico de Circuitos Não Lineares e Sistemas do IEEE. Ele também é o coordenador adjunto do Comitê Técnico de Identificação de Sistemas e Ciência de Dados da Associação Brasileira de Controle Automático. Além disso, ele atuou como Editor-Chefe Adjunto da IEEE Latin America Transactions (2019-2023) e é Editor Associado das seguintes revistas: 1) IEEE Transactions on Circuits and Systems II: Express Briefs; 2) Journal of Control, Automation and Electrical Systems; 3) Mathematical Problems in Engineering; 4) International Journal of Network Dynamics. Suas áreas de pesquisa incluem Aritmética Computacional, Criptografia Caótica, Computação Verde, Energia Oceânica, Circuitos e Sistemas Sustentáveis, e Identificação de Sistemas. Ele publicou 93 artigos em periódicos, 200 artigos em conferências e capítulos de livros, e revisou 432 artigos para 66 revistas.

Leia Também