Em pesquisa publicada pela Web of Science, a Universidade Federal de Juiz de Fora lidera entre todas as instituições de ensino superior do Brasil quanto o assunto é colaboração com micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) entre 2015 e 2019.
No período em questão, as estatísticas apresentam 170 estudos científicos assinados simultaneamente por autores de universidades e de MPMEs e publicados em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. Deste montante, 15 pertencem à UFJF em parceria com a SmartI9, empresa originada no campus e que trabalha principalmente com desenvolvimento de softwares.
O coordenador do INERGE, professor Moises Ribeiro, destaca a importância deste tipo de cooperação: “Passamos a pesquisar problemas que são reais e que podem gerar resultados impactantes do ponto de vista científico. Isso é algo que pude observar durante o período que passei nas Universidades de Stanford e Princeton como Professor Visitante Fulbright, ou seja, forte interação entre empresas e universidade geram soluções e produções científicas impactantes”.
Moises ainda ressalta a relevância do próprio INERGE neste processo, uma vez que “O Inerge é o único Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia apoiado pelo governo federal para realizar pesquisa na área de Smart Grid – Redes Elétricas Inteligentes”.
Além disso, a própria SmartI9 surgiu dentro de um laboratório vinculado ao instituto: o Laboratório de Comunicações (LCOM) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) da UFJF, a partir do apoio do Inerge. Em seguida, a empresa foi incubada no Critt e lá permaneceu até completar três anos de funcionamento. Hoje, a SmartI9 está localizada no Centro Comercial São Pedro.